• NOSSOS POSICIONAMENTOS

    Desenvolvimento Econômico Sustentável
    Acreditamos numa política de desenvolvimento econômico sustentável que proteja as florestas, a biodiversidade, que recupere e proteja o solo e os recursos hídricos, que dê uma correta destinação aos resíduos sólidos, que estimule a produção descentralizada de energia renovável e inclua nas licitações públicas os critérios de responsabilidade socioambiental.

    Redução das Desigualdades

    Defendemos uma profunda mudança na sociedade por meio da inclusão, da cultura de paz e do desenvolvimento, com uma renda básica universal que reduza nossas desigualdades históricas e a segregação socioespacial da nossa cidade.

    Acesso Universal à Saúde

    Queremos fortalecer o Sistema Único de Saúde - SUS, com prioridade para a valorização dos profissionais da saúde e para a Atenção Básica.

    Acesso Universal à Educação

    Acreditamos no acesso universal à uma educação de qualidade, reduzindo a desigualdade e estimulando as pessoas a se inserirem na economia do conhecimento.

    Acesso Universal à Cultura, ao Esporte e ao Lazer
    Estimular a criação e a melhoria dos aparelhos públicos municipais de cultura, esporte e lazer, entendendo que os três promovem a inclusão social dos cidadãos na cidade e consequentemente, despertam a vida social da cidade. Esses aparelhos devem ser diversos e descentralizados regionalmente, contemplando a diversidade dos cidadãos e das regiões que compõem a cidade.

    Proteção ao Meio Ambiente

     

    Defendemos uma política ambiental integrada, voltada à articulação de ações transversais, que introduza critérios de sustentabilidade em diversos órgãos municipais, que fortaleça os órgãos ambientais no Município e que busque o controle social e o apoio às atividades produtivas sustentáveis.

    Diversidade

    Valorizamos a diversidade cultural e as políticas públicas que gerem espaços para a manifestação cultural local e que afastem qualquer forma de preconceito e discriminação étnica, racial e cultural, de credo, idade, gênero e orientação sexual, por meio, entre outros, do desenvolvimento da cultura de paz.

    Equidade de Gênero
    Defendemos que a cidade deve ser livre para que todos possam transitar por ela de forma segura. Da mesma forma, a cidade deve fomentar programas de combate às violências contra as mulheres, bem como capacitações e mecanismos de inserção social para as mulheres em situação de vulnerabilidade.

    Antirracismo
    Acreditamos em ações afirmativas e políticas de reparação e combate ao racismo estrutural institucionalizado no nosso país e na cidade de São Paulo.

    Participação Popular
    Apoiamos a criação e a ampliação de instrumentos de planejamento e participação popular para o desenvolvimento sustentável, como a Agenda 21 Local, os planos locais de enfrentamento das mudanças climáticas, o plano de tratamento e destinação de resíduos sólidos e um Orçamento Participativo.

    Inovação e Empreendedorismo
    Queremos estimular a inovação, o empreendedorismo, o cooperativismo, as micro e pequenas empresas, as atividades econômicas que valorizem os ciclos curtos de produção e consumo e os saberes e sabores locais por meio da aproximação entre produtores e consumidores e o estímulo à agricultura orgânica, bem como a economia circular, solidária, os negócios sociais e o desenvolvimento econômico com foco em mitigação da desigualdade social tal como o fortalecimento do emprego de qualidade e aumento coletivo do bem estar.

    Ética e Transparência
    Defendemos a introdução DE práticas de gestão com transparência, ética e participação efetiva, segundo nosso conceito de Estado mobilizador, que promovam estratégias de governança digital e propiciem o fortalecimento da democracia, trazendo ao debate municipal a questão do Pacto Federativo.

    Segurança Pública Humanitária
    Acreditamos em planos de segurança pública humanitária, combatendo a violência de forma integrada à programas sociais, por meio da garantia do acesso e da oferta de oportunidades a indivíduos e famílias, para sua inclusão produtiva na sociedade de forma consistente.

    Reforma Urbana
    Defendemos uma Reforma Urbana compatível com valores sustentáveis por meio da construção participativa de Planos Diretores Municipais que: contenham mecanismos de combate à grilagem e à especulação imobiliária; planejem o desenvolvimento urbano descentralizado, encurtando as distâncias entre moradia e trabalho e promovam ambientes de convivência seguros e saudáveis.

    Mobilidade Urbana Sustentável
    Acreditamos no poder transformador da mobilidade como indutor de desenvolvimento e queremos uma cidade que que incorpore planos de mobilidade urbana, priorizem e ampliem os modais coletivos de transporte e a construção de ciclovias, garantindo a qualidade e a conexão entre os diferentes modais; e planejem a construção de espaços públicos que priorizem as pessoas que nossa cidade seja um exemplo de intermodalidade entre transporte público, ciclovias e mobilidade ativa.

    Cidades Humanas, Inteligentes, Sustentáveis
    Queremos cidades resilientes, capazes de se adaptarem às mudanças climáticas e à necessária transição para uma economia de baixo carbono.

    Agenda 2030
    Trabalharemos pela implementação de políticas públicas e projetos institucionais norteados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030 de acordo com as suas diretrizes programáticas.