• Marina Helou 18

    Candidata à Prefeitura de São Paulo

    Ela faz porque acredita, ela acredita no que faz. Foi por essa razão que Marina entrou na política. Deputada estadual, Marina é formada em Administração Pública pela FGV, é especialista em Negócios e Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University. Antes de ingressar na política institucional, trabalhou durante 8 anos como executiva da Natura com foco no Desenvolvimento Humano, onde criou a área de Diversidade da empresa. Marina também é envolvida em diversos projetos e movimentos políticos - ela é Líder da RAPS, do RenovaBR, do Movimento Acredito, atuou na Bancada Ativista, coordenou a coalizão Nova Democracia e é cofundadora do Vote Nelas - que trabalha para eleger mais mulheres na política. Marina tem 33 anos, é mãe do Martin e da Lara, e é candidata à Prefeitura de São Paulo para cuidar das pessoas, nutrir vínculos, transformar o futuro e criar soluções.

    Marco DiPreto 18

    Candidato à Vice-prefeitura de São Paulo

    Jornalista, empreendedor, estudante de economia, cursou pós-graduação em Ciência Política e é presidente da Câmara de Empreendedorismo Negro, onde trabalha para que os negócios comandados por negros tenham ascensão comunitária e sejam um importante instrumento da economia brasileira. Marco DiPreto também é amante dos esportes, é ex-atleta de basquete, marido da ativista do feminismo negro Mafoane Odara, é pai de Mudrik e Makini e busca exercer a paternidade ativamente. Marco também é porta-voz da Rede Sustentabilidade na cidade de São Paulo.​

    Conheça nossos candidatos à
    vereança da cidade de São Paulo

    Anderson Severiano

    18500

    É professor, pedagogo e diretor de escola pública. É Mestre e Doutorando em Educação. Anderson é do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. Ele é candidato para dar voz e possibilitar o acesso da periferia aos serviços públicos.

     

  • Fernanda Gomes

    18800

    Comunicadora Social pela UNESP, pós graduada em Administração pela FGV e especialista em Políticas Públicas e Projetos Sociais, Fernanda se tornou a mais jovem mulher em seu nível de liderança na empresa de tecnologia que atua. Ela é fundadora dos projetos Movimento Participa e Existe Ler em SP, além de ser coautora do manifesto #EuVotoEmMulher. É embaixadora do mandato da deputada estadual Marina Helou (REDE-SP) e formada pelo RenovaBR. Fernanda é defensora da educação, da equidade de gênero, da inovação política, da sustentabilidade e da justiça social.

     

    André Juruna

    18456

     

     

    Morador de Artur Alvim, na Zona Leste de São Paulo, André Ricardo, ou como é conhecido, “Juruna”, é taxista e conhece na pele os dilemas de quem vive nas periferias paulistanas. É por essa razão que ele é candidato a vereador de São Paulo, para garantir que as periferias tenham voz e tenham vez na Câmara Municipal. Juruna tem propostas em três áreas — educação, cultura e esporte —, todas elas com o propósito de oferecer melhores condições de acesso a esses serviços tão fundamentais para a juventude e também para a melhor idade.

     

     

     

    Flávia Bellaguarda

    18011

    Ativista climática e advogada. Atuou como assessora de Mudança do Clima no ICLEI América do Sul. É mestre em Desenvolvimento Internacional em Sustentabilidade e Política pela Universidade de Birmingham (Inglaterra). Possui vasto conhecimento em justiça climática e formação em sustentabilidade pela Schumacher College. Além disso, Flávia Bellaguarda é co-fundadora do Youth Climate Leaders, startup que treina jovens de diversas áreas para atuarem no mercado de trabalho pelo combate às mudanças climáticas, e é fundadora da LACLIMA, rede de advogados pelos direitos do clima. É Articuladora do Global Shaper (rede de jovens do Fórum Econômico Mundial), é líder na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - RAPS e membro do RenovaBR. Flávia também é articuladora do Manifesto Jovens Políticos pelo Clima, um manifesto climático suprapartidário para que candidatos às eleições de 2020 se comprometam com uma agenda de combate às mudanças climáticas como candidatos e se eleitos.

    André Stark

    18019

    André tem 34 anos, é cristão, protestante, membro da Igreja Batista Memorial de SP, morador do Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo, e portador da deficiência Fissura labiopalatina. Trabalha com educação há uma década. Hoje, trabalha na Escola de Aplicação da USP. Apaixonado por ônibus e transporte público, a melhoria da mobilidade urbana é uma de suas pautas para São Paulo, além da melhoria da acessibilidade de pessoas com deficiência pela cidade e a parceria entre educação e saúde pública como forma de diminuir a evasão escolar.

    Professora Jacqueline

    18222

    Conhecida como “Projacque”, Jacqueline Moreira é professora e diretora de escola pública, além de ativista por uma educação de qualidade para todos. É mãe, líder do Ministério da Mulher e moradora do Jabaquara. Ela cresceu na periferia de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, e acredita na educação como um transformador de vidas. Por isso, é candidata à vereadora, para fortalecer o ensino público municipal. Projacque é formada pelo RenovaBR.

  • Barretão

    18789

    Mestre em Economia, Rodrigo é professor universitário e já atuou durante anos no setor público. Preocupado com a valorização dos profissionais da educação pública e como isso melhoraria a qualidade do ensino, sentiu na pele em 2020 os pesos da pandemia, somados ao sucateamento da educação, ao ser demitido da Faculdade na qual dava aulas. Ele também já atuou em diversos projetos sociais, como de combate ao analfabetismo, de inclusão digital, educação ambiental, gestão e empreendedorismo sociocultural. Pretende levar todas essas pautas para a Câmara Municipal.

    Lia Esperança

    18111

    Líder comunitária da Vila Nova Esperança, na Zona Oeste de São Paulo, Lia transformou a região na primeira favela verde do Brasil. Junto à organizações sociais, Lia construiu hortas comunitárias, levou a energia elétrica, construiu um centro de inovação tecnológica, plantou árvores e lutou pela regularização da região. Lia já foi Conselheira de Planejamento e Orçamento Participativo da cidade de São Paulo e Conselheira Participativa Municipal de São Paulo representando o distrito Raposo Tavares.

     

    Beto Gil

    18301

    Empreendedor.

    Ligia Jalantonio

    18191

    Ligia já estudou Letras, já trabalhou no varejo, já foi atriz e produtora de teatro, mas hoje é uma ativista pela primeira infância e pelo direito de ocupar a cidade. Com o nascimento de seu filho, criou um perfil nas redes sociais - o Ocupababy - para divulgar espaços e serviços para crianças em São Paulo. O perfil se tornou um movimento. Nele, Ligia incentiva mães e pais a ocuparem a cidade com seus filhos. Ligia também é líder do movimento Vamos Juntas na Política, pelo aumento da participação feminina na política institucional.

    Denis Duck

    18133

     

     

    Arquiteto, pai e cristão, Denis é morador da Zona Norte de São Paulo. Ele é candidato a vereador para melhorar a zeladoria da nossa cidade, para realizar a transição das instalações do nosso município para energia limpa e para um planejamento sustentável de São Paulo.

    Mariana Lacerda

    18018

    Advogada e Mestre em Direito das Relações Sociais e em História da Arte, Mariana já atuou na Casa Civil e na Secretaria de Turismo do governo do estado de São Paulo. Hoje, ela é Coordenadora de Comunicação do Instituto M133 e porta-voz da Rede Sustentabilidade no estado de São Paulo. Mariana é candidata à vereadora para a construção de um projeto coletivo para a região metropolitana de São Paulo junto a outros candidatos em cidades conurbadas com a Capital. Ela defende a geração de trabalho através do fomento do setor de serviços, de turismo e da economia criativa, além de ter um olhar para as mulheres, para pessoas com deficiência e para a comunidade LGBT.

     

    Professor Deusiney

    18321

    Professor universitário, Deusiney tem 37 anos, é publicitário, estudante de Direito, Especialista em Educação, Marketing do Turismo e Marketing Internacional, além de Mestre e Doutor em Comunicação. Nordestino de origem, é apaixonado por São Paulo. Pratica jiu-jitsu e participa de projetos sociais relacionados ao esporte. É formado pelo Renova BR, membro do Movimento Agora e voluntário do Politize, organização apartidária que busca levar o conhecimento político para todas pessoas, em todos os lugares.

     

    Marina Bragante

    18333

    É psicóloga, Mestre em Administração Pública por Harvard e mãe de trigêmeos. Tem 15 anos de experiência na Gestão Pública. Foi Chefe de Gabinete da Deputada Estadual Marina Helou e Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. É formada pelo RenovaBr, é liderança da RAPS e líder do movimento Vamos Juntas na Política, por mais mulheres na política institucional.

  • Edmar Luz

    Jornalista de formação, Edmar Luz é o primeiro pré-candidato abertamente ateu do Brasil. Ele defende o fim à intolerância religiosa, a geração do primeiro emprego para a juventude e a inclusão digital. .

    Eduardo Campos

    18999

    Professor universitário, Eduardo Campos tem Pós-doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP, é Doutor Honoris Causa pela Flórida University - UNILOGOS/Miami, é Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é especialista em Libras pela FIJ-RJ e Especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP. Em sua formação inicial, Eduardo é graduado em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Administração Escolar pela UNIG-RJ e Graduado em LETRAS com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela UBC-MC/SP. Eduardo também tem formação em Psicanálise Clínica pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica - IBPC. Além disso, tem formação livre em Artes Cênicas. Atualmente, é professor visitante do Stricto Sensu em Educação da Logos University - UNILOGOS. Eduardo é defensor da comunidade LGBT, das Pessoas com Deficiência, da Educação e da Arte.

     

    Patrícia Zanella

    18888

    Moradora da Zona Norte de São Paulo, aos 24 anos, Patrícia é formada em Relações Internacionais e Mestra em Direito. É vegana, ecofeminista, produz conteúdo sobre beleza vegana na internet, é a primeira mulher da América do Sul a compor o Conselho Consultivo de Jovens do Dia Mundial dos Oceanos e é cofundadora da EcoCiclo, o primeiro absorvente biodegradável do Brasil.

     

  • Erick Santos

    18123

    Advogado pela USP, Erick passou a infância e a adolescência em Taubaté. Hoje, é funcionário público da USP, líder cívico do Movimento Acredito, formado pelo Renova BR , apresentador do Overkill Podcast - sobre jogos de videogame - e criador do projeto Passa o Controle, de doação de videogames para quem não tem acesso a eles. Erick é defensor da renovação política, da cultura digital e dos direitos humanos.

     

    Raquel Marques

    18000

    Feminista, mãe e bissexual. Raquel é Sanitarista, Mestre em Saúde Pública, Doutora em Medicina Preventiva e estudante de Direito. É cofundadora da Artemis, primeira ONG do Brasil dedicada a combater a epidemia da violência obstétrica. Em 2018, foi eleita como codeputada estadual pelo mandato da Bancada Ativista, com 150 mil votos. Raquel deixa o mandato para trazer para a cidade de São Paulo a política do cuidado - a relação que a cidade precisa ter com família, saúde e comida.

     

  • Guanabara

    18153

     

     

    Morador da Zona Norte de São Paulo, Claudio Guanabara é pai, empresário, executivo e produtor musical. Hoje, trabalha como Diretor Executivo de uma administradora de benefícios na área de planos de saúde. É candidato a vereador para a melhoria dos serviços públicos de saúde, cultura e lazer.

    Rosana Cardoso

    18021

    Mulher, negra, paulista, esposa e mãe de 3 filhos. Atualmente, é Secretária da Associação de Taipas e trabalha como diarista. Moradora ativa nas necessidades locais, defende a melhoria de infraestrutura e geração de oportunidade na sua região, tais como: saneamento básico e regularização de loteamentos, profissionalização de mulheres e construção de creches, melhoria das condições estruturais das escolas da região, assim como a ampliação do atendimento especializado nas unidades de saúde.

    Hamilton Carvalho

    18100

     

    Aos 48 anos, é Doutor em Administração pela FEA-USP, mestre em Administração pela mesma instituição, membro da System Dynamics Society e da Behavioral Science & Policy Association e auditor de tributos estaduais de São Paulo. Hoje, é colunista do jornal Poder360. Pretende realizar um mandato com zero gastos de gabinete, além de focar na emergência climática, no ganho econômico da sustentabilidade, no investimento da primeira infância, na desburocratização e inovação do setor público, além da contenção de problemas com escorpiões pela cidade.

    Silvia Carneiro

    18008

     

    Arquiteta e especialista em Iluminação, é Lighting Designer e educadora, trabalha com projetos, como consultora de negócios e inteligência estratégica de mercado. É TED Speaker, professora de Pós-Graduação no IED, na FAAP e na ABNT. Tem uma filha com deficiência e um filho LGBT, e como vereadora, quer trazer para São Paulo políticas públicas de inclusão às pessoas com deficiência e à comunidade LGBT. Além disso, pretende aumentar a fiscalização dos serviços públicos paulistano para a melhoria dos serviços.

    Professor Ismael

    18330

     

    Foi Assessor Especial da Secretaria de Educação do estado de São Paulo, criador do projeto Racismo no Livro Didático, foi pesquisador, professor universitário, professor e vice diretor na rede Estadual de Educação de São Paulo e é militante do movimento negro desde os anos 70.

    Tamires Fakih

    18030

    Moradora da Vila Ré, na Zona Leste de São Paulo, Tami é a primeira pessoa da família a concluir o ensino superior e a pós-graduação. Ela é Gestora de Políticas Públicas pela USP, Mestre em Geografia Humana e Doutoranda em Mudança Social e Participação Política. Tami é ex-servidora pública municipal, tendo trabalhado como Assessora Técnica na Prefeitura de São Paulo na Secretaria de Planejamento e Orçamento, na Secretaria de Educação e na Procuradoria Geral do Município. Tami é fundadora do coletivo Nossa Vez, Nossa Voz, é formada pelo Renova BR e é lider do movimento Vamos Juntas na Política, pelo aumento da participação feminina na política institucional. Entre suas bandeiras, estão o incentivo à participação social e gestão, a educação de qualidade, a luta pelos direitos das mulheres e o meio ambiente e a cidade.

     

  • Jair Ferro

    18088

     

    Aos 29 anos, Jair trabalha na área da educação, é LGBT, um amante do diálogo e um entusiasta da representatividade. Jair é defensor do acesso à educação política, do acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e da comunidade LGBT quando em situação de vulnerabilidade, das eleições diretas para as Subprefeituras, de um Orçamento Itinerante e da criação de um plano de transparência das ações feitas pelo Executivo e Legislativo paulistano. #EsteJairSim

  • Lindolfo Jr - Mineiro

    18444

    Migrante da cidade de Varginha-MG, residente da Zona Norte de São Paulo. É casado, Bacharel em Ciências Contábeis, atualmente comerciante autônomo, leigo católico desde a juventude, já foi líder comunitário e coordenador de comunidade católica. Intérprete católico de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), foi o primeiro candidato mais bem votado nas eleições de 1996 para vereador em sua cidade natal. Atualmente estuda “Novas Ondas na Política” do grupo Opinião Pública da UFMG. Em São Paulo, defende as pautas de Desemprego/Trabalho, Moradia, Saúde e Educação, com foco nas desigualdades sociais.

  • Paulo Lobo

    18881

    Artista visual, pai e pensador das interações sociais, cidades e novas formas de viver, descobriu a potência de plantar o próprio alimento e como candidato a vereador, quer trabalhar para construir uma São Paulo Floresta.

    Rafael Bruschi

    18555

    Aos 24 anos, Rafael nasceu e foi criado em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Cursou Física na USP e trabalhou no Banco Votorantim e no Morgan Stanley, tendo ali observado o tamanho da desigualdade entre a Faria Lima e a Zona Leste. Se candidata para que os jovens da periferia possam ter as mesmas oportunidades que os do Centro.

  • Rone Santos

    18777

    Orientador, radialista, pastor, pai, foi voluntário no Oriente Médio, e durante anos, apresentou em diversas emissoras de rádios de São Paulo o Programa Vida com Jesus. Também é fundador da Comunidade Vida, que há 12 anos apoia as pessoas em vulnerabilidade.

     

    Vagner Franchi

    18700

     

     

    Morador do Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo, Vagner é professor de História e Geografia. Ele é candidato a vereador para melhorar a vida de quem assim como ele, nasceu e vive nas periferias de São Paulo. Como professor, ele vê as dificuldades que os alunos enfrentam por conta de dinheiro. Por conta disso, ele defende que as escolas públicas sejam mais engajadas em superar os problemas sociais dos alunos. Ele defende uma periferia que seja política e é um político da periferia.

  • Vinícius Lima

    18180

    Jornalista de formação, Vinícius tem 24 anos e é premiado pelo Forbes Under 30 e pelo prêmio Santos Dias de Direitos Humanos pelo seu trabalho de anos como cofundador do SP Invisível, um portal que se dedica a contar histórias de pessoas em situação de rua que vivem na cidade de São Paulo e assim humanizar o olhar da sociedade diante de quem não tem um casa pra morar. Vinícius é candidato para expandir seu ativismo pela população em situação de rua para a Câmara Municipal.

     

    Professor Zysman

    18181

    Professor universitário e ambientalista, Zysman Neiman nasceu na periferia da Zona Leste de São Paulo e estudou na educação pública em toda sua vida. Hoje, leciona na UNIFESP, sendo Bacharel em Ciências Biológicas e Mestre e Doutor em Psicologia Experimental. Além da presença na educação, Zysman também tem forte atuação nas políticas públicas e nos movimentos socioambientais. Ele é líder RAPS desde 2013 e Conselheiro do Instituto Physis. Como vereador, pretende trazer para a Câmara Municipal os ODS e o “5 Ps” da ONU: Paz, Prosperidade, Planeta, Pessoas e Parcerias.